É concebido ao homem formas de pensar, agir e abstrair o que achar necessário para seu desenvolvimento, para que isso seja possível notamos que a afetividade fica explícita em muitos momentos, com isso a subjetividade muitas vezes torna a busca por resultados inviável, devemos decifrá-la e entender os acontecimentos a volta dos processos.
Uma visão holística que proporciona um melhor entender dos procedimentos e das pessoas que nos rodeiam, fará com que a dedicação e também a utilização de ferramentas realmente eficazes possam fazer parte destes processos. Desta forma podemos notar a importância do "ser" no processo de ensino, o verdadeiro do professor, tutor e do aluno na busca construção do conhecimento, todos estão diretamente ligados e são responsáveis.
Piaget considera o aspecto cognitivo e o aspecto afetivo como inseparáveis no desenvolvimento intelectual humano. Neste processo a subjetividade ganha força e o cuidado com os indivíduos devem ser dobrados.
De acordo com pressupostos sócio-construtivistas, o professor, como mediador e estimulador da busca de construção de saberes, no seu convívio diário com os alunos, estabelece a comunicação necessária para a aprendizagem não só de conteúdos escolares, como de regras de cidadania e de convívio social saudável.
Por isso, é importante que sua relação com os aprendizes esteja pautada no afeto, no respeito mútuo e no amor (DE SIMONI, Maria Odília Figueiredo).
Os resultados a serem atingidos com o relacionamento estabelecido entre docente e discente dependem do grau de integração das partes e o comprometimento com os objetivos. Muitas vezes o docente não consegue atender as necessidades dos indivíduos como um todo. A falta de preparação adequada para a continuidade da construção do conhecimento.
Quando o docente consegue identificar as particularidades de cada indivíduo, afim de que se tornem sujeitos do processo de aprendizagem, estabelece a relação de afetividade.
Publicado em: 10/12/2010
Autor: ERIZALDO MONTEIRO
Acesse para maiores informações, o site Brasil escola, e tenha mais informações sobre o tema relação professor aluno e tutor na EAD.
Autor: ERIZALDO MONTEIRO
Acesse para maiores informações, o site Brasil escola, e tenha mais informações sobre o tema relação professor aluno e tutor na EAD.